O copo dela está meio vazio. Apesar de saudável, bonita e bem sucedida na profissão, Ellen sempre encontra algum problema pela frente. Melanie, por outro lado, vem lutando contra uma doença muito grave. Mesmo na pior, ela nunca se deixou abater. Persistente, manteve uma atitude positiva diante das dificuldades e conseguiu rir das piores situações.
O que torna essas mulheres tão diferentes? Por que Ellen está sempre descontente, enquanto Melanie se mantém sorridente mesmo enfrentando uma doença grave? Melanie aprendeu uma frase do compositor Johnny Mercer: "Você precisa... dar mais importância aos aspectos positivos... deixando as coisas negativas de lado!"
Em parte, a tendência ao pessimismo ou otimismo é genética. Todos nascem com uma certa predisposição a um desses comportamentos. Independente dos fatores biológicos, é possível mudar a sua visão do mundo. E existem muitas razões para procurar manter uma atitude positiva. Muitas pesquisas mostram que os otimistas são mais felizes, saudáveis e bem sucedidos que os outros. Essas razões não são suficientes para você?
Não deixa de ser humano pensar de forma negativa de vez em quando. Na verdade, o pessimismo pode ser útil quando é usado para avaliar situações de risco, como montar o seu próprio negócio. Nesse caso, é melhor considerar as piores possibilidades para que você esteja preparado para elas. Mas se o seu modo de pensar se enquadra em algumas das categorias abaixo, está na hora de arregaçar as mangas e mudar de atitude!
- Entrando em pânico - Freqüentemente você pensa no pior que o desconhecido pode lhe reservar, como quando o seu companheiro não volta para casa na hora esperada. Você chama a polícia, acreditando que ele ou ela teve um acidente fatal.
- Tornando pessoal - Se um colega ou amigo é grosseiro ou não pode ir a um encontro, você automaticamente acredita que ele está chateado com você, e nunca imagina que essas reações podem não ter nada a ver com você.
- Perfeccionismo - Você é extremamente impaciente consigo e com os outros quando ocorrem erros.
- Obsessões sobre o passado e o futuro - Você está sempre se castigando por erros do passado ou preocupando-se com o futuro.
- Dando atenção aos aspectos negativos - Você está sempre procurando falhas, em vez de identificar o que está correto em uma determinada situação.
Algum desses comportamentos parece familiar- Em caso afirmativo, aqui vão algumas formas de combater o pessimismo:
- Faça uma lista - Descreva experiências anteriores que pareciam aterrorizantes. Veja de que forma você conseguiu resolvê-las e, o mais importante, lembre que você sobreviveu e provavelmente aprendeu durante esse processo. Quando os problemas surgirem, dê uma nova olhada na sua lista.
- Desfrute as pequenas coisas - Reserve um tempo para observar as pequenas coisas boas que acontecem durante o dia, como a violeta africana que desabrochou ou o amigo que ligou quando você estava para baixo. Encontrar um momento para identificar essas pequenas coisas ajudará você a manter uma boa perspectiva em relação aos problemas.
- Use técnicas de relaxamento - A obsessão sobre o passado e o futuro é um péssimo hábito. Quando estiver pensando de forma negativa, imagine uma sinal vermelho, ou simplesmente diga a palavra "pare". Em vez de voltar a pensar como antes, ligue para um amigo, dê uma caminhada ou faça algo agradável.
- Faça uma pergunta importante para si - A situação negativa que você está experimentando terá alguma importância dentro de um ano- Um mês- Amanhã- Dessa forma, você conseguirá diminuir o tamanho dos seus problemas.
- Evite situações desagradáveis - Sempre que possível, procure estar com pessoas de bem com a vida e atitude positiva. Situações negativas são desagradáveis para todos, e, quando possível, é melhor manter-se afastado.
Coloque esses antídotos em prática e, principalmente, lembre que não são as situações que trazem a alegria - é o modo como você as encara. Mesmo nos piores momentos, existem coisas boas que você pode aproveitar .
Desconheço o autor

0 comentários:
Postar um comentário